Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, Tanguá, Rodrigo Medeiros, Cachoeiras de Macacu, Conleste, Rafael Miranda, Trajano de Moraes, Nildo Neves, Porciúncula, Guilherme Fonseca

1º Fórum Tanguá de Inovação Agrícola

Evento reuniu autoridades, especialistas e agricultores para debater soluções inovadoras e sustentáveis para o setor

O município de Tanguá foi palco, nesta quarta-feira (11), do 1º Fórum Tanguá de Inovação Agrícola, um evento histórico que reuniu agricultores familiares, autoridades públicas, representantes de instituições de ensino e pesquisa, e especialistas do setor para debater soluções sustentáveis e oportunidades para o desenvolvimento da agricultura no município e região.

O evento foi iniciado com um café da manhã de boas-vindas, com a presença do Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, do prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, e de outros chefes do Executivo municipal, como o prefeito de Cachoeiras de Macacu e presidente do Conleste, Rafael Miranda, o prefeito de Trajano de Moraes, Nildo Neves, e o prefeito de Porciúncula, Guilherme Fonseca. Também estiveram presentes diversas lideranças do setor agropecuário e acadêmico.

O fórum teve início oficial com a execução dos hinos nacional e municipal, seguida da apresentação da cerimonialista Kelly Frinhani, que convidou ao palco o prefeito Rodrigo Medeiros, o secretário Inácio Arruda e o secretário municipal Paulo Renato Garcia para darem as boas-vindas aos participantes.  

Em sua fala, o prefeito Rodrigo Medeiros destacou a importância do evento para o fortalecimento da agricultura local:  

"O futuro de Tanguá passa pela valorização de quem planta, colhe e alimenta a nossa cidade. A agricultura familiar é um dos pilares do nosso desenvolvimento econômico e social, e eventos como este são fundamentais para fomentar soluções inovadoras para o setor."

A primeira rodada de debates abordou o papel das biofábricas, agroecologia e produção sustentável, contando com a participação de especialistas como Débora Barroso, pró-reitora de extensão da UENF, que falou sobre o uso de tecnologias e processos em biofábricas. Carlos Pedro, supervisor da EMATER, abordou a agroecologia e a cidadania rural, enquanto Paulo Renato Marques, diretor da Pesagro, discutiu oportunidades no setor agropecuário. O pesquisador Davi Loureiro, da Embrapa Solos, encerrou o painel tratando das perspectivas para a produção de bio insumos.

Painel 2: Agricultura Familiar e Economia Solidária

No segundo painel, a diretora Sonia da Costa (MCTI) trouxe uma abordagem sobre a agricultura familiar, seguida pelo coordenador Vinícius Moraes, que explicou os princípios e benefícios da economia solidária. A chefe de gabinete Valdelice Souza, ao anteceder a fala do secretário Inácio Arruda, destacou sua história como filha de agricultores familiares, reforçando a importância de políticas públicas para o setor. O painel foi encerrado por Inácio Arruda, que ressaltou o compromisso do governo federal com os agricultores:  

“Nosso objetivo é fortalecer a agricultura familiar e dar suporte técnico e financeiro para os pequenos produtores terem condições de expandir suas atividades e gerar renda.”

Painel 3: Biofábricas e Potencialidades da Agricultura Fluminense

Neste painel, mediado por Adriano Lopes, especialistas como Silvio Galvão (Pesagro), Abílio Pereira (Conleste) e Felipe Brasil (Secretaria Estadual de Agricultura) discutiram projetos estratégicos e cenários para o setor agropecuário e pesqueiro na região.

Painel 4: Educação, Economia Solidária e Turismo Rural

O último painel trouxe a importância da qualificação técnica para o setor agrícola, com o Professor Vicente de Paulo (IFF), Professor Antônio Oscar Peixoto Vieira (Conselho Estadual de Economia Solidária) e Carlos Pereira, ex-prefeito de Tanguá e empresário do setor turístico, que destacou o turismo rural como ferramenta econômica. O prefeito Guilherme Fonseca, de Porciúncula, relatou a relevância da sua cidade como produtora de café e o impacto das políticas de apoio à agricultura familiar.  

O secretário municipal Paulo Renato Garcia comemorou o sucesso do evento:  

"Este fórum foi um marco para a agricultura em Tanguá. Reunimos especialistas, agricultores e representantes públicos para discutir caminhos sustentáveis para o setor, e saímos com perspectivas concretas para o futuro."

Fonte: Juventude BM

Link Original: https://www.juventudebm.com/2025/03/evento-reuniu-autoridades-especialistas.html

Postado por Dr. h. c: JOHNES HEBERT VICTAL EVANGELISTA

Doutor Honoris Causa em Educação e Direitos humanos; ex- servidor na Prefeitura Municipal de Resende/RJ; Ex- Assessor de Gabinete do Prefeito na Prefeitura Municipal de Barra Mansa/RJ; Ex-servidor da Fundação Beatriz Gama de Volta Redonda/RJ. Eleito por três mandatos no Conselho Superior do Instituto Federal do Rio de Janeiro e dois no Conselho Municipal de Juventude de Barra Mansa/RJ. Consultor ad hoc da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica, avaliando os trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica da 4ª Feira Mineira de Iniciação Científica (4ª FEMIC); Selecionado avaliador em um importante Prêmio de Inovação no estado de Minas Gerais e um outro no Espírito Santo em 2022. Encerrou 2022 recebendo homenagem do Governo Federal através do Programa Pátria Voluntária.



Pinterest
WhatsApp
Telegram

Clientes e Parceiros

Esta iniciativa é apoiada por pessoas e empresas que reconhecem a importância do preservação do meio ambiente a partir de ações responsáveis e autossustentáveis.
Conheça, apoie e valorize!

  • Todos

  • Patrocinadores

  • Apoiadores

  • Parceiros

  • Responsabilidade

SOS Vida Silvestre

SOS Vida Silvestre

PATROCINADOR GLOBAL

PATROCINADOR

APOIADOR GLOBAL

APOIADOR GLOBAL

PARCERIA GLOBAL

PARCERIA GLOBAL

RESPONSABILIDADE GLOBAL

RESPONSABILIDADE GLOBAL

PATROCINADOR REGIONAL

PATROCINADOR REGIONAL

APOIADOR REGIONAL

APOIADOR REGIONAL

PARCERIA REGIONAL

PARCERIA REGIONAL

NOME DA EMPRESA

RESPONSABILIDADE REGIONAL